segunda-feira, 29 de Abril de 2024  02:53
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-05-2005

IV Encontro Regional de Música Jovem foi sucesso


Anadia

Entre os dias 5, 6 e 7 do corrente, o “coração” da jovem cidade de Anadia - Praça Visconde de Seabra, voltou a receber mais um Encontro Regional de Música Jovem, desta feita a sua quarta edição. Um evento cultural e artístico único, promovido pela Associação dos Amigos da Música de Anadia (AAMA) que, no final, se saldou pela positiva, tendo constituído um verdadeiro sucesso, a avaliar não só pelo número de visitantes que passaram, durante os três dias pelo recinto, mas também pela qualidade do programa. Isso mesmo foi constatado pela mentora do projecto, Maria Antónia Mota, presidente da AAMA que revelou “ter superado todas as expectativas iniciais”, sendo preferível apostar “em três dias muito bons do que em quatro dias médios”.

O sucesso de regresso

Depois de uma terceira edição “desastrosa”, realizada fora do tempo, em 2004, no auditório ao ar livre, no Vale Santo, esta quarta edição, realizada na última semana, não poderia ter decorrido de melhor forma. Com S.Pedro a ajudar à festa, foi dado mais um importante passo na vida da Associação dos Amigos da Música de Anadia.

Durante os três dias de duração do encontro (menos um do que nas anteriores edições) subiu ao palco cerca de uma dezena de grupos que fizeram as delícias das mais de quatro centenas de visitantes que, ao longo destes três dias e três noites, se deslocaram à Praça Visconde de Seabra para assistir a esta iniciativa que integra já o roteiro dos eventos artísticos e culturais que se realizam na cidade de Anadia, durante a época primaveril.

Associado a este IV Encontro de Música Jovem, teve também lugar uma pequena - mas já habitual - feira de velharias e antiguidades e uma mostra de artesanato, que permitiram que todos os visitantes pudessem apreciar trabalhos e peças lindíssimas, assim como adquirir alguns artigos.

Um complemento que veio dar um colorido diferente ao encontro de música e de vários géneros musicais, por forma a agradar a um maior número de sensibilidades possível, abrangendo, por isso, várias áreas de expressão (música, canto e dança), com concertos diários (tarde e noite), a cargo de grupos folclóricos, orquestras, tunas, coros e música tradicional e popular portuguesa, interpretada, na sua maioria, por jovens dos mais variados pontos (Paredes do Bairro, Coimbra, Pombal, Oliveirinha, Figueira da Foz e Vila Verde-Figueira da Foz).

Fortalecer o intercâmbio e os laços de amizade

O encontro, que teve por objectivo reunir jovens músicos da região, pretendeu, à semelhança das anteriores edições, fortalecer o intercâmbio e os laços de amizade entre os diversos grupos, contudo Maria Antónia Mota realçaria a “importância da parte pedagógica do projecto”, uma vez que houve muita interacção com o público, parte deste proveniente de várias escolas e instituições do concelho convidadas e que aderiram à iniciativa.

A título de curiosidade, refira-se que a aula viva/concerto, realizada na tarde de sexta-feira, contou com o envolvimento de mais de 200 crianças do concelho, na medida em que os Agrupamentos de Escolas de Anadia, Mealhada, incluindo ainda o Centro de Estudos Educativos de Ançã e o Instituto de Educação de Souselas também participaram nesta grande festa da música.

Uma iniciativa que, segundo aquela responsável, “é para continuar, enquanto as entidades colaboradoras - Câmara Municipal e IPJ - continuarem a apoiar”, já que um evento desta natureza representa, para a organização, “um grande esforço financeiro, para além do logístico”.

Assim, para fazer face às inúmeras dificuldades financeiras, esteve a funcionar um restaurante/bar e uma quermesse, por forma a que todas as receitas realizadas, durante estes três dias, revertessem a favor da própria associação, como forma de ajudar a custear despesas inerentes aos concertos.

Uma partilha de emoções

A JB a vereadora Teresa Cardoso mostrou-se satisfeita com o sucesso do evento, mas também pela “perseverança” de Maria Antónia Mota que, na qualidade de presidente da Associação promotora do evento, “não desiste dos seus objectivos, sendo um exemplo de uma pessoa lutadora”.

A vereadora anadiense realçaria ainda o facto do projecto, já com três anos de vida, estar a dar os seus frutos, notando-se, de ano para ano, “uma maior envolvência de toda a comunidade”.

Daí, ter sublinhado a importância de se apoiar cada vez mais iniciativas do género - o apoio da autarquia anadiense atingiu os mil euros - que promovem a participação de todos. Teresa Cardoso acrescentou ainda que “ a música, tal como o desporto, é uma actividade que aproxima as crianças das escolas, ajudando os mais pequenos a manifestarem e de exprimirem sentimentos como a alegria. No fundo, uma partilha de emoções”.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®